top of page

Pagar o mínimo possível de tributo é algo ilegal?

  • Foto do escritor: Natalia Gonçalves Morais
    Natalia Gonçalves Morais
  • 16 de ago. de 2022
  • 1 min de leitura

É claro que NÃO!


A todo brasileiro é garantido não só a liberdade econômica e livre concorrência como o direito de escolher a maneira em que quer organizar sua vida pessoal e seus negócios.


Mas não adianta declarar que vende itens de cesta básica, pois são produtos que têm benefícios fiscais, para vender cigarros e bebidas alcoólicas.


O exemplo é esdrúxulo, mas, tomadas as devidas proporções, é o que se vê em muitos planejamentos tributários por aí.


Recentemente houve um julgamento no STF (ADI 2.446) muito importante para todos os brasileiros, pois reafirma categoricamente a legitimidade de se buscar o exercício de uma atividade econômica de forma menos onerosa, ou seja, pagando menos tributos, através de planejamentos tributários que licitamente evitem a ocorrência de atos que devem ser tributados.


Em outras palavras, o que NÃO se pode é SIMULAR algo (evasão fiscal) para camuflar uma atividade tributável e buscar a dita economia tributária, pois além de ser crime isso NADA tem a ver com planejamento tributário (elisão fiscal).


Todo negócio de sucesso foi bem planejado também quanto a sua tributação, optando-se dentro das possibilidades legais e legítimas por aquela com menor carga tributária e que permita o exercício da atividade para os fins pretendidos.


Quer alcançar o sucesso do seu negócio pagando menos tributos? Conte conosco para te auxiliar num planejamento tributário de verdade.


 
 
 

コメント


PATUSSI EMERICH
ADVOCACIA CORPORATIVA

Advocacia empresarial especializada em defesa dos direitos dos contribuintes, recuperação tributária e governança corporativa.

CONTATO

Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 3096

Sala 4 - Zona 05

Maringá, Paraná

contato@pea.adv.br
www.pea.adv.br

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Whatsapp

© 2021 PEA. All rights reserved.

bottom of page