Quer ter SUPERPODERES em seu negócio?
- Natalia Gonçalves Morais
- 17 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

Você costuma fazer os contratos da sua empresa por conta própria? Contando com a ajuda do Google ou modelos?
Cuidado! Além de prejuízos financeiros, você empresário pode perder o que lhe é mais caro, tempo.
A empresa que economiza tempo se destaca no mercado pois se demonstra preparada e organizada, refletindo numa boa saúde financeira e nas possibilidades de abertura às oportunidades, é como um superpoder.
Então, um bom contrato é aquele que dá a sua empresa o superpoder de não desperdiçar tempo para discutir cláusulas mal escritas e que, ainda, podem lhe trazer grandes prejuízos.
A seguir há algumas orientações a respeito.
1. Evite a utilização de modelos
Um bom contrato é pensado e escrito para uma determinada situação. Embora possa parecer que lhe atende, as cláusulas de um modelo não foram escritas pensando na operação que sua empresa está fazendo e o texto pode dar margem a interpretações diferentes daquilo que de fato se pretende ou não acobertar todas as circunstâncias necessárias.
Geralmente os modelos têm cláusulas imprecisas e obrigações genéricas, muitas vezes deixando dúvidas exatamente a respeito de qual é a obrigação contratada e como deve ser cumprida.
2. Penalidades
A eficiência de um bom contrato diversas vezes está atrelada a previsão de penalidades. Devem estar escritas de maneira que não haja dúvidas as circunstâncias em que se incidirá uma penalidade e como ela será aplicada no caso de descumprimento de alguma das obrigações contratadas.
3. Prazos
Ter prazos claros e bem definidos é muito importante para que as partes contratantes tenham certeza de quando as obrigações devem ser cumpridas.
4. Soluções alternativas de conflitos
Todos já sabem que depender da resolução pelo judiciário é algo que exige paciência, então ter previsões de soluções alternativas de conflitos é algo comum e pode agilizar muito o desenrolar de um contrato travado.
5. Testemunhas
A assinatura de duas testemunhas permite aos contratantes ganhar tempo numa eventual necessidade de cobrar o cumprimento das obrigações contratuais.
Todos os contratos são importantes, mesmo aqueles mais simples, porque o seu descumprimento sempre trará prejuízo às partes.
Quer ter o superpoder de não desperdiçar tempo no seu negócio? Nós podemos te ajudar!
Комментарии